Bases motivacionais


David McClelland, psicólogo da Universidade de Harvard, desenvolveu uma significativa teoria motivacional que engloba três tipos de necessidades – as bases motivacionais:

  1. Necessidade de realização: responsabilidade pessoal buscando atingir metas desafiadoras e realimentação em busca de maior eficácia em desempenho;
  2. Necessidade de afiliação: um desejo para relações amigáveis, sensibilidade para os sentimentos de outros, preferência para papéis com interação humana e;
  3. Necessidade de poder: um desejo para fazer um impacto, ser influente e efetivo diante das outras pessoas.

Toda pessoa têm uma mistura destas três bases motivacionais. Nenhuma é melhor do que as outras. Mas a predominância de uma base motivacional indica uma facilidade para operar em certos ambientes. Gerentes, por exemplo, tendem a ser motivados por poder e afiliação. Pessoas altamente motivadas por realização preferem empreender ou dirigir uma unidade de uma organização onde tenham autonomia.

Resultados esperados: Reconhecimento da mistura de suas bases motivacionais, o estilo predominante e o impacto na função de liderança.

O Indicador de Bases Motivacionais foi baseado na teoria de McCLELLAND, D.C. Human Motivation. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

Bases motivacionais

Este indicador tem o objetivo de reconhecer em cada indivíduo os 3 tipos de fatores que formam a sua base de motivação, o estilo predominante e o impacto na função de liderança. Mostra a predominância de cada base motivacional: afiliação, poder e realização.
Este indicador também pode ser uma boa ferramenta para conhecer melhor as equipes de trabalho e os fatores que realmente faz com que fiquem motivados.

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